quinta-feira, 28 de junho de 2012

BIOGRAFIA DE ELIAS JOSÉ

BIOGRAFIA – Elias José


Elias José nasceu em Santa Cruz da Prata, distrito do município de Guaranésia, Minas Gerais, em 25 de agosto de 1936.
Romancista, professor e poeta, especialista em literatura infanto-juvenil, estreou na literatura com a obra Mal Amada em 1970, apoiado pelo jornalista e escritor Murilo Rubião . Contudo, não era um autor de todo desconhecido. Em 1962, ganhou o primeiro lugar num concurso de contos promovido pela revista Vida Doméstica. Em 1968, recebeu um honroso segundo lugar no Concurso José Lins do Rego da Livraria José Olympio Editora  .
Mas foi com seu livro Contos, publicado pela Imprensa Oficial, que ganhou o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro (CBL) como Melhor Livro de Contos de 1974 e o prêmio Governador do Distrito Federal como Melhor Livro de Ficção de 1974.
O estilo de escrita de Elias José é marcado pelo realismo mágico, justapondo fantasias oníricas ao absurdo do cotidiano.
Elias José era professor aposentado de Literatura Brasileira e de Teoria da Literatura, vice-diretor, diretor e coordenador do Departamento de Letras na Faculdade de Filosofia de Guaxupé, (FAFIG), e teve muitos de seus contos e poemas traduzidos e publicados em vários países como México, Argentina, Estados Unidos, Itália, Polônia, Nicarágua e Canadá, através de revistas literárias e antologias de autores brasileiros.
Durante sua vida, também ministrou cursos, oficinas e palestras, participando de vários congressos de educação, linguística e literatura.
Faleceu aos 72 anos, vítima de complicações de uma pneumonia, enquanto curtia férias com a família, em Guarujá, no litoral paulista, no dia 02 de agosto de 2008.

13 comentários: